A HISTÓRIA

Festival de Interesse Turístico Internacional

Esta bela história começou na última quarta-feira de agosto de 1945, quando alguns jovens estavam na Praça da Cidade assistindo ao desfile de gigantes e cabeçudos. Os rapazes decidiram participar da procissão, mas sua impetuosidade fez com que um participante caísse. Enfurecido, ele começou a bater em tudo que encontrava pela frente.

Por um golpe de sorte, uma barraca de verduras foi instalada ali, e a multidão enfurecida usou isso para liberar adrenalina: os presentes começaram a atirar tomates uns nos outros até que a polícia pôs fim à briga inusitada.


No ano seguinte, os jovens repetiram voluntariamente a briga, chegando a trazer tomates de casa. Longe de aceitar o incidente como algo comum, a polícia proibiu que se repetisse para evitar que se tornasse uma tradição.

A Tomatina foi proibida no início da década de 1950, decisão que não desanimou seus participantes, embora alguns tenham sido presos. Mas a população se manifestou e o festival foi reautorizado, atraindo mais participantes a cada ano e se tornando cada vez mais frenético. Finalmente, a Tomatina foi permitida e institucionalizada como um festival local. Com o passar dos anos, essa celebração começou a se espalhar pelo resto da Espanha. Desde então, o número de participantes e o entusiasmo por ela têm crescido ano após ano.

Seu sucesso levou a que La Tomatina de Buñol fosse declarada Festa de Interesse Turístico Internacional pela Secretaria Geral de Turismo em 2002.